Minas Gerais é líder com mais de 16% da participação nacional

Compartilhe esse post!

Estado atinge marca histórica de mais de 2 GW em operação da fonte solar, um aumento de 13%

De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais é o estado campeão na geração energética, assumindo o protagonismo nacional em relação à energia fotovoltaica ao atingir a marca histórica de mais de 2 GW em operação da fonte solar, um aumento de 13%.

A importância da energia solar em Minas ganha força pela quantidade total de sistemas de energia fotovoltaica. No estado são, de acordo com a Absolar, 148.780 unidades instaladas, 16,05% da participação total nacional, em que são distribuídos 104.983 em residências, 21.128 em comércios, 19.543 em propriedades rurais e 2.657 nas indústrias.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol), Luiz Antonio dos Santos Pinto, o consumidor pode reduzir sua conta de luz cerca de 40% ao utilizar os aquecedores solares (percentual equivalente ao gasto relativo aos aparelhos elétricos para esquentar água, como chuveiro).

A conta de luz do brasileiro ficará com a bandeira tarifária até cerca de 64% mais cara a partir do dia 1º de julho. O aumento ocorre após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar, dia 21 de junho, um novo reajuste nos valores das bandeiras tarifárias em vigor.

Os ajustes da Aneel variam: 63,7% para a bandeira vermelha patamar 1; 3,2% para a bandeira vermelha patamar 2; e 59,5% para a bandeira amarela.

“Falta de diversificação na matriz energética pesa no bolso do brasileiro. Ao optar pelo aquecedor solar, é possível reduzir a própria inflação das casas, comércios e indústria”, finaliza Santos Pinto.